terça-feira, 16 de maio de 2006

Escola em Casa – novo blog

Leonardo da Vinci, Mozart, Graham Bell, Thomas Edison, Abraham Lincoln, George Washington, Jonathan Edwards, Dwight L. Moody, John Owen, irmãos Wesley, Albert Einstein, Blaise Pascal, Winston Churchill, Benjamin Franklin, Charles Dickens, C.S. Lewis, George Bernard Shaw, Mark Twain, Charles Chaplin, John Stuart Mill, Montesquieu, Tolstoy.

O que estas pessoas têm em comum? Estudaram em seus lares por boa parte de suas vidas. Essa lista de célebres homens e mulheres é ainda mais extensa e certamente inclui alguns que jamais chegaram a adentrar uma sala de aula. Pois educar os filhos e estudar em casa sempre foi algo comum para famílias de várias culturas e etnias ao longo das épocas. Infelizmente, após o advento da modernidade, o Estado totalitário de inspiração iluminista roubou esse direito inalienável de vastos contingentes populacionais.

É pelo resgate dessa antiga prerrogativa da família que luta meu amigo Julio Severo, que acaba de montar um blog repleto de valiosas informações sobre o homeschooling: http://www.escolaemcasa.blogspot.com/
Não deixem de visitar!

Engenharia comportamental, doutrinação ideológica: foram se os tempos quais as crianças eram educadas. Diante desse quadro, o direito ao ensino doméstico passa a ser para os cristãos uma opção da qual não se pode abrir mão.

Antes que me perguntem: não, não sou contrário às escolas tal qual conhecemos. Não sou contrário ao "o quê", e sim ao "como". Assunto para outro post.

Nenhum comentário: