sábado, 1 de outubro de 2005

Tire os olhos do seu umbigo e do mundo

O livro Cartas do Inferno, de C.S. Lewis, é uma coleção de cartas escritas pelo demônio Screwtape para “seu sobrinho” Wormwood, orientando-o em como atrapalhar e destruir por completo o relacionamento de um homem com Deus. Pode-se certamente incluir esta obra como uma das melhores ficções da literatura cristã, não só pela genialidade com que Lewis explicita o modus operandi demoníaco, como pela capacidade de edificar a vida do leitor atento e dado à reflexão.

Aí vai um trechinho:

“Façamos com que um insulto ou um corpo de mulher fixe sua atenção no exterior a tal ponto que ele não possa refletir "Estou neste momento entrando em um estado de alma chamado Raiva - ou em um estado de alma chamado Luxúria." Ao contrário, faça com que as reflexões: "Estou agora acrescentando mais devoção ou caridade aos meus sentimentos", a fim de fixar sua atenção em si mesmo de tal forma que nunca mais possa olhar além de si mesmo para ver o Inimigo ou ao seu próximo”.

Nas frases anteriores, ele explica a tática perversa:

“Em todas as situações mentais que nos favoreçam, encoraje o paciente a se despir da autoconsciência e se concentrar puramente no objeto em si; mas em todas as atividades favoráveis ao Inimigo, conduza sua mente de volta a ela mesma”.

Ou seja: quando algo me afasta de Deus, o diabo impedirá que minha atenção saia daquilo. Quando algo me aproxima do Pai, o diabo incentiva-me a olhar para mim mesmo, inflando meu ego de lisonjas, de acordo com Clive Staples Lewis. Percebo com esta passagem que preciso desenvolver uma ‘autocrítica’ totalmente dependente do Espírito Santo. “Vigiai” é a ordenança, pois o inimigo anda a espreita, e “enganoso é o coração do homem mais do que todas as coisas”, diz a Palavra de Deus.

***
E fiquem com Deus, irmãozinhos amados ! Abraço do Eliot.

Nenhum comentário: