terça-feira, 11 de abril de 2006

Exercícios espirituais


Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina
I Carta de Paulo à Timóteo cap. 4, ver.16

Quantas coisas há para desviar a atenção daquele que valoriza a proximidade com Deus! As notícias – todas parecem importantíssimas; os anúncios – tentando incutir mais desejo, mais ambição, mais inquietação; as causas – todas parecendo tão nobres e justas; as inúmeras opções da indústria do entretenimento – eis o amigo ao telefone, convidando para assistir tal filme, tal disputa, ou para saborear tal prato ou bebida... Sem falar nos sonhos, projetos, o casamento, a família, os estudos, os trabalhos e os gostos, os hobbies... Na agitação da vida na metrópole, ainda que não seja numa das maiores, a busca daquele tempo interior, daquele momento no qual a alma pode se aquietar para buscar a presença de Deus e ouvir Sua voz acaba por se tornar um grande desafio, uma árdua batalha.

Oração, meditação, estudo da Bíblia, reflexão sobre os acontecimentos e sobre suas próprias atitudes, a contemplação daquilo que Deus fez e do que Ele tem feito: sem momentos de tempo e silêncio, esses exercícios espirituais, que, segundo o apóstolo Paulo, são muito mais proveitosos do qualquer outro exercício, se inviabilizam. Com o tempo a alma sente o desgaste, fica “fora de forma” e esse constante nado contra a corrente torna-se mais difícil. O risco de se deixar levar pela águas é crescente – estas encontram-se cada vez mais turvas, agitadas, poluídas e caudalosas.

Pobre da pessoa que, por alguma razão, deixa de praticar os exercícios espirituais a contento. Pior para aquela que nem falta deles sente, enredada pelas distrações mundanas ou por suas próprias fraquezas interiores. Não abrir mão desses instantes preciosos e manter-se vigilante durante o dia-a-dia, alerta para o que acontece ao nosso redor e em nosso coração (quem já não acordou repleto da alegria dEle e acabou o dia com a alma aos trapos?) não constitui excentricidade, luxo ou frescura; é cuidar de si próprio, é valorizar a própria vida, pois grande nuvem de testemunhas rodeia o discípulo de Jesus.

Nenhum comentário: