sábado, 26 de novembro de 2005

Um pecado aceito na Igreja

Pecado que não solta fumaça. E que muitos legitimam, aceitam e pior, louvam, batem palmas... Pecado que nem parece que é um vício. Mas faz mal a saúde assim como o alcoolismo, o tabagismo, etc... A conseqüência natural dele muitas vezes é encarada como simples “tendência”, algo hereditário, “de família”, mas nem sempre é o caso. Como dificilmente é encarado como pecado, a maioria dos cristãos sequer cogita examinar-se para observar a que ponto cede a ele, a que ponto deixou seus hábitos serem moldados por esse procedimento pecaminoso. Cativa do simples recém-convertido a obreiros, diáconos, pastores e apóstolos... Hedonismo, luxúria gastronômica. Sim, esse pecado é a gula. Mais do que a diabólica “mentirinha que descomplica”, esse provavelmente, é o pecado que os cristãos fazem mais vistas grossas atualmente.

Fico impressionado com alguns grupos cristãos, tão categóricos em relação às bebidas alcoólicas e ao tabaco, e que, por outro lado, fazem de algumas de suas festas e confraternizações verdadeiras orgias gastronômicas. Acredito que se o Império Romano não tivesse oprimido tanto a igreja primitiva e seus costumes não estivessem tão associados à Babilônia, é bem provável que o vomitorium fosse peça comum em nossas igrejas e salões de festas.

Há também os que só não glutões inconseqüentes e imprudentes por um fator presente na Igreja que se encontra no extremo oposto da questão, tão alarmante quanto à gula socialmente aceita: um desmesurado, frívolo e sensualóide culto ao corpo, que traz às igrejas corpos curvilíneos e musculosos, mas almas aos frangalhos e cérebros vazios.

Os bancos das igrejas estão cada vez mais cheios. Não me refiro, porém, a uma grande colheita de almas, pois para encher tais bancos precisa-se de cada vez menos pessoas, pois o número de obesos multiplica-se e a maior parte dos cristãos ainda prefere apenas celebrar e agradecer a presente fartura a confrontar seus próprios hábitos e pecados, pelo simples fato de que eles se legitimam social e eclesiasticamente.

sábado, 19 de novembro de 2005

A grande diferença

"Pela primeira vez examinei a mim mesmo com o propósito seriamente prático. E ali encontrei o que me assustou: um bestiário de luxúrias, um hospício de ambições, um canteiro de medos, um harém de ódios mimados."
C.S. Lewis.

Ao me deparar com a citação acima, repleta da desconcertante honestidade, lucidez e brilho do autor das Crônicas de Nárnia, sempre tão comentado nesse blog, não pude evitar que minha mente me levasse para o exemplo do extremo oposto da precisão com que Lewis se examinou e se expôs. Lembrei de uma cena comum, pessoas sentadas, conversando, se autojustificando e se autolisonjeando perante as outras. Com o velho e conhecido discurso:

- Sou uma pessoa boa, pago minhas contas, sustento meus vícios e não devo nada pra ninguém. Trabalho bastante e sempre respeitei minha família, amigos...blá blá blá...

Curioso é que não raro, essa umbiguista e farsesca exaltação dos mais altos valores é sucedida com alguma ameaça do tipo “mas não mexa comigo. Senão...”. De fato, cascavéis não conseguem ficar muito tempo sem chacoalhar o guizo.

É exatamente por isso que a afirmação de C.S. Lewis é marcante. Um dos mais geniais escritores cristãos de todos os tempos reconheceu em si mesmo o que qualquer botequeiro e outros sedizentes cristãos não conseguem admitir. O apóstolo Paulo fez declaração do mesmo teor:

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Romanos 7:18,19 (Bíblia Sagrada, trad. Almeida. Revista e Atualizada

A grande diferença é que Paulo e C.S. Lewis sabiam do que habita na natureza humana. Paulo prossegue:

Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Romanos 7:20

E Lewis nos presenteia com mais uma:

O cristão tem grande vantagem sobre os demais homens, não por ser menos decaído que eles, nem por ser menos condenado a viver no mundo caído, mas por saber que é um homem caído num mundo caído.

Lembro de que uma vez despertei o furor de algumas pessoas por dizer o óbvio: que a natureza delas é a mesma de Adolf Hitler, ele era tão humano quanto nós. Fui duro, sim, pois é preferível partilhar da natureza de Gandhi ou de Billy Graham, não é mesmo? Que é exatamente a mesma do bigodudinho austríaco racista e barraqueiro.

Quem tenta justificar a si mesmo não se conhece. Quem tenta ser justificado pela graça de Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo, reconhece o que Paulo, C.S. Lewis e Billy Graham perceberam. Que somos pecadores que necessitam da graça e perdão de Deus, manifestos em Jesus Cristo.

domingo, 13 de novembro de 2005

Estranho, não?

Notem: Os mesmos pró-aborto que apoiaram a autoritária tentativa de desarmamento da população brasileira, dizendo-se pacifistas, taxaram o filme A Paixão de Cristo como violento. O interessante é que agora esse beatiful people está todo alvoroçadinho e louco para deliciar-se com a mais abjeta glamurização da violência e do grotesco contida no filme Jogos Mortais 2, que certamente fará do filme um sucesso de bilheteria.

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Bakunin e a fé cristã


"A ideologia é a existência em rebelião contra Deus e o homem”.
Eric Voegelin

Grande inspirador do anarquismo, Bakunin disse certa vez que as pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes. Essa declaração evidencia muito bem o profundo desconhecimento de Bakunin ao que vem, de fato, ser o Cristianismo.

Mal sabia ele, como parecem fazer questão de também não saber os ateus de hoje, que o cristianismo propõe ao homem não é conforto algum. Não num primeiro momento. Pois o homem que crê no Evangelho, é antes de tudo, desafiado. O cristão é confrontado pela santidade de Deus, expressa em Cristo, a quem deve imitar. Constrangido e entregue ao amor de Deus, passará a refrear tudo o que existe em sua natureza caída para viver como um verdadeiro príncipe de um reino de pureza e bondade eternas. Não desejará viver mais como uma simples criatura, restrita a seus instintos mais elementares e rasos. Buscará moldar seu caráter para tornar-se testemunho vivo do infinito amor de Deus pela humanidade. Fará tudo para viver por modo digno do evangelho, e se perseverar até o fim, será salvo.

Como o próprio Bakunin afirmou, não há nada tão estúpido como uma inteligência orgulhosa de si mesma. Mas me parece que esse era exatamente o caso de Bakunin, que, como mentor ideológico de milhares de pessoas, mal conhecia aquilo que ele mesmo considerava como seu inimigo, o Cristianismo. Dizia que religião é demência coletiva, certamente com um único objetivo: para estupefazer-se, para se esquecer de sua miséria, para se imaginar, de algum modo, livre e feliz. Duvido que tenha conseguido, pois quem declarou que "a paixão pela destruição é uma paixão criativa", só pode ter vivido num profundo caos psicológico, moral e espiritual. Daí seu apego à ideologia anarquista, seu frágil alicerce, seu ópio.

Pobre Mikhail Aleksandrovitch Bakunin. Não aprendeu que é mais fácil querer mudar o mundo do que querer mudar a si mesmo. Que tomar partido é fácil, que difícil é tomar consciência. Como bem observou W. H. Auden, “preferimos ser destruídos a ser transformados”.

terça-feira, 1 de novembro de 2005

Perdoar-se

Reconhecer a falha, arrepender-se e pedir o perdão de Deus. Atitudes fundamentais, propulsoras do mais autêntico Cristianismo. Mas há uma outra sobre qual muito pouco se comenta. É o perdoar a si mesmo. Quantas vezes pedi o perdão de Deus e continuava me culpando. Nessas ocasiões, andei tão decepcionado comigo mesmo que cheguei a duvidar que o Pai havia me perdoado. Esse posicionamento acabava com a minha alegria, me secava, e fazia com que eu confundisse essa sequidão com quebrantamento, minha sisudez com seriedade e a alegria dos meus irmãos com frivolidade.

A principal causa disso tinha nome: orgulho. Eu me achava grande coisa, e, ao ver que não era, ficava decepcionado comigo mesmo. Daí para começar a julgar os outros, era um passo, pois se há algo que o ser humano adora, é se comparar com o outro. René Girard explica, como diz minha amiga Norma. Com o tempo, percebi que uma outra forma de se tornar um fariseu hipócrita, além de não reconhecer o próprio pecado, é não se perdoar.

Se eu não tiver fé no perdão de Deus, ele não fará efeito algum... e não há nada pior do que duvidar da eficácia e da validade do sacrifício de Jesus, pois é da cruz que emana a graça.

Arrepender-se, pedir o perdão de Deus, não duvidar da remissão dos pecados, e perdoar a si mesmo. Agindo assim ninguém se torna um apóstata.